Resumo

Introdução: O acompanhamento dos escolares quanto à prática de atividade física e a composição corporal é de fundamental importância, visto os problemas que podem decorrer da instalação do sobrepeso/obesidade e da inatividade física na vida adulta. Objetivo: Analisar o nível de atividade física e a composição corporal de estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por alunos 458 escolares matriculados no ensino fundamental (5° e 6° anos) de 4 escolas públicas (n=276/60%) e 3 privadas (n=182/40%) no período de 2014 a 2016, no município de Santarém-PA. Os mesmos foram entrevistados para o preenchimento do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ versão curta), em que foi identificado o tempo sentado e foram classificados em ativos (muito ativo + ativos) e inativos (insuficientemente ativos sedentários). Além disso, avaliou-se a massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC), circunferência do abdome (CAb) e percentual de gordura (%G - bioimpedância). Os dados foram tabulados e analisados por estatística descritiva e inferencial, sendo esta por meio do Teste Qui-quadrado e Odds Ratio. O programa utilizado foi o BioEstat 5.2. com nível de significância de p<0.05. Resultados: Encontrou-se que 56% dos escolares analisados eram do gênero feminino, que a média de idade foi de 12,04±1,04 anos, que 60% eram de escolas públicas e que 64% eram classificados como ativos. Na distribuição do IMC, notou-se que os alunos da escola pública, em relação à privada, tiveram maior frequência para o peso normal (59% vs 52%), baixo peso (17% vs 13%) e menor para o sobrepeso/obesidade (24% vs35%), Já para o %G os alunos da escola pública apresentaram maior frequência para o baixo percentual (24% vs 14 %), menor para o adequado percentual (40% vs50%) e similar para o alto percentual (36 % vs 36%). Quando verificada a associação do nível de atividade física com o IMC, CAD, %G e gênero não encontrou-se significância. Contudo salienta-se que as meninas têm uma tendência maior para a inatividade física (51% vs 61 %). A tabela 1 apresenta a associação do tipo de escola com o IMC, CAD, %G, nível de atividade física e tempo sentado. Conclusão: Conclui-se, conforme método proposto, que os alunos analisados apresentam-se em sua maioria ativos, que o nível de atividade física não associou-se com o IMC, CAD, %Ge género, e que alunos das escolas privadas, em relação aos da pública, têm 2,32 vezes mais chance de ficarem menos tempo sentado (≤400 minutos) e 1,49 vezes mais chance de terem o percentual de gordura adequado. Contudo, destaca-se as maiores frequências de alunos da percentual de gordura.com o IMC, CAb, %G e gênero, e que alunos das escolas privadas, em relação aos da pública, têm 2,32 vezes mais chance de ficarem menos tempo sentado (≤400 minutos) e 1,49 vezes mais chance de terem o percentual de gordura adequado. Contudo destaca-se as maiores frequências de alunos da escola privada com sobrepeso/obesidade e da escola pública com baixo peso e baixo percentual de gordura.

 

Acessar Arquivo