Nível de Atividade Física e Composição Corporal de Estudantes do Ensino Fundamental, de Escolas Públicas e Privadas, do Município de Santarém-p
Por Airton Matheus Escossio Farias (Autor), Rodrigo Moura da Silva (Autor), Lucas Macel da Silva Viana (Autor), Angelsea Augusta Lobato Camargo (Autor), Marina Vasconcelos Souza (Autor), Daniel Santos de Castro (Autor), Aline da Silva Andrade (Autor), Benedito Alves Guimarães Neto (Autor), Daniela Cristina Pantoja Neves (Autor), Luiz Fernando Gouvêa-e-silva (Autor).
Em 42º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: O acompanhamento dos escolares quanto à prática de atividade física e a composição corporal é de fundamental importância, visto os problemas que podem decorrer da instalação do sobrepeso/obesidade e da inatividade física na vida adulta. Objetivo: Analisar o nível de atividade física e a composição corporal de estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por alunos 458 escolares matriculados no ensino fundamental (5° e 6° anos) de 4 escolas públicas (n=276/60%) e 3 privadas (n=182/40%) no período de 2014 a 2016, no município de Santarém-PA. Os mesmos foram entrevistados para o preenchimento do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ versão curta), em que foi identificado o tempo sentado e foram classificados em ativos (muito ativo + ativos) e inativos (insuficientemente ativos sedentários). Além disso, avaliou-se a massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC), circunferência do abdome (CAb) e percentual de gordura (%G - bioimpedância). Os dados foram tabulados e analisados por estatística descritiva e inferencial, sendo esta por meio do Teste Qui-quadrado e Odds Ratio. O programa utilizado foi o BioEstat 5.2. com nível de significância de p<0.05. Resultados: Encontrou-se que 56% dos escolares analisados eram do gênero feminino, que a média de idade foi de 12,04±1,04 anos, que 60% eram de escolas públicas e que 64% eram classificados como ativos. Na distribuição do IMC, notou-se que os alunos da escola pública, em relação à privada, tiveram maior frequência para o peso normal (59% vs 52%), baixo peso (17% vs 13%) e menor para o sobrepeso/obesidade (24% vs35%), Já para o %G os alunos da escola pública apresentaram maior frequência para o baixo percentual (24% vs 14 %), menor para o adequado percentual (40% vs50%) e similar para o alto percentual (36 % vs 36%). Quando verificada a associação do nível de atividade física com o IMC, CAD, %G e gênero não encontrou-se significância. Contudo salienta-se que as meninas têm uma tendência maior para a inatividade física (51% vs 61 %). A tabela 1 apresenta a associação do tipo de escola com o IMC, CAD, %G, nível de atividade física e tempo sentado. Conclusão: Conclui-se, conforme método proposto, que os alunos analisados apresentam-se em sua maioria ativos, que o nível de atividade física não associou-se com o IMC, CAD, %Ge género, e que alunos das escolas privadas, em relação aos da pública, têm 2,32 vezes mais chance de ficarem menos tempo sentado (≤400 minutos) e 1,49 vezes mais chance de terem o percentual de gordura adequado. Contudo, destaca-se as maiores frequências de alunos da percentual de gordura.com o IMC, CAb, %G e gênero, e que alunos das escolas privadas, em relação aos da pública, têm 2,32 vezes mais chance de ficarem menos tempo sentado (≤400 minutos) e 1,49 vezes mais chance de terem o percentual de gordura adequado. Contudo destaca-se as maiores frequências de alunos da escola privada com sobrepeso/obesidade e da escola pública com baixo peso e baixo percentual de gordura.