Resumo

Introdução: O professor é uma das profissões mais importantes da sociedade, no entanto é uma das menos valorizada, porém muito exigente. A rotina de trabalho, sobretudo a carga horária, promove reflexos no seu estilo de vida, principalmente em relação à realização de atividade física (AF), causando vários problemas á sua saúde. Objetivo: Avaliar o nível de AF e o estilo de vida e seus efeitos em professoras do ensino fundamental I. Materiais e Métodos: Estudo transversal de caráter qualitativo, com uma amostra composta por 55 professoras, média de idade de 43,72 anos ±7,14 e experiência docência de no mínimo de 3 anos. Foram utilizados dois instrumentos, o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão curta, para avaliar o nível de AF e o “Pentáculo do Bem-Estar”, para avaliar o perfil de estilo de vida. Resultados: Apenas (7%) das professoras foram consideradas como muito ativas, (16%) como ativas, (15%) sedentárias e a maior parte das professoras, foram classificadas como irregularmente ativas A (35%) e irregularmente ativas B (27%). Em relação ao perfil de estilo de vida, dos cinco componentes avaliados, três apresentaram índices negativos com menos de 20% sendo eles: nutrição (17%), atividade física (10%) e controle do estresse (19%) e dois índices positivos acima de 20%: comportamento preventivo (30%) e relacionamento social (24%). Conclusão: Em ambos os instrumentos avaliados, pode-se verificar que as professoras praticam de forma irregular a atividade física, pois não cumprem as recomendações quanto à frequência ou duração mínima pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desta forma fica evidente a necessidade de ações e estratégias para que as professoras possam melhorar seu estilo de vida e principalmente aumentar seu nível de atividade física, para que assim haja uma promoção de saúde desta população.

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