Resumo

Objetivo:

Avaliar o nível de atividade física (NAF) e o gasto energético total diário (GETD) em uma amostra de idosos (≥ 60 anos) residentes no município de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Métodos:Uma amostra de conveniência de 88 indivíduos recrutados em programas de atividade física usou acelerômetro na cintura durante sete dias consecutivos, por pelo menos 10 horas por dia. O GE por minuto foi estimado a partir de dados de contagem por minuto (CPM), cujo somatório diário forneceu o GETD. O NAF (GETD/TMB) foi calculado com a TMB estimada pela equação preditiva da FAO/WHO e por equação especifica para a população estudada. A composição corporal foi avaliada por DXA.

Resultados:

A média de idade (DP) foi de 69,2 (5,8) anos, a prevalência de sobrepeso e obesidade foi de 36,4 e 25,0%, respectivamente, e o de excesso de gordura corporal foi 39,8%. Os indivíduos passaram 600 min./dia em atividades sedentárias (CPM < 100). Os homens realizaram, em média, 30 minutos de atividade física vigorosa a moderada (CPM ≥ 1.952) diariamente. Os indivíduos foram ativos em 34,5% e 18% dos dias da semana e nos fins de semana, respectivamente, com uma diferença de 1.400 passos/dia entre esses dias. O GETD foi de 1.731,5 (348,7) e 1.356,3 (223,7) kcal/dia, dependendo da equação preditiva da TMB usada. O NAF médio foi inferior ao nível de atividade de manutenção.

Conclusão:A alta prevalência de atividades sedentárias e o baixo percentual de indivíduos que atenderam às recomendações de atividade física indicam que esses programas devem ser ajustados para que os indivíduos inscritos possam atender às recomendações, preferencialmente, com monitoramento objetivo. As equações populacionais específicas melhoram a estimativa final do GETD e NAF. Nível de Evidência I; Estudos diagnósticos – Investigação de um exame para diagnóstico.

Acessar