Nível de Atividade Física e Tempo Sentado da População Brasileira Durante o Período de Quarentena Pelo Covid 19 (março a Julho de 2020): Estudo
Por Tiago Jorge Tavares (Autor), Leonardo Pereira (Autor), Alexandre Alves (Autor), Leopoldo Santos Neto (Autor), Sandor Balsamo (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: Dados relacionados com a realidade brasileira sustentam a hipótese de que em diversas regiões do mundo e especificamente do Brasil, após os inicio do isolamento social muitos brasileiros diminuíram a locomoção e têm tido maior comportamento sedentário. Porém, não se faz clara o impacto deste período no nível de atividade física da população. Portanto, faz-se necessária analise nesse período de Coronavírus uma análise do nível de atividade física geral da população Brasileira. Objetivo: Analisar e descrever o nível de atividade física da população brasileira no período entre março e julho de 2020. Método: Foram coletados 6228 dados do nível de atividade física (IPAQ) e a quantidade de horas sentado(a) dos indivíduos através do Check-up SAFE®, a partir da Plataforma SAFE® da Saúde Funcional. Os dados foram coletados no período entre março e julho de 2020. A amostra foi composta de 6228 indivíduos sendo 4336 do sexo feminino e 1892 do sexo masculino com idade média de 36±11 anos. Os dados estatísticos foram processados a partir do Software SPSS 23 english version. Resultados: Como podemos observar no Gráfico 1., a quantidade de horas sentado durante o dia dos mesmos, semelhante e com pouca diferença independente do seu nível de atividade física. O que é maior informação por parte dos ativos e muito ativos durante o período de confinamento residencial. Conclusão: Diante do exposto, podemos considerar que o nível de atividade física diária da população brasileira se alterou negativamente durante o período de confinamento residencial ocasionado pela pandemia do Covid-19.