Nível de Atividade Física em Adolescentes Escolares: Uma Revisão Integrativa
Por Adolfo Daltro Samaniego (Autor), Sandra Helena Correia Diettrich (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 24, n 1, 2019.
Resumo
Atividade física tem sido associada à prevenção e tratamento de Doenças Crônicas Não Transmissí-veis. Apesar das evidências sobre a relação positiva da atividade física e saúde, estudos apontam quea maioria dos adolescentes não consegue alcançar níveis suficientes de atividade física. Objetivoudescrever o nível de atividade física em adolescentes escolares por meio de revisão integrativa de lite-ratura, método que reúne, avalia e sintetiza os resultados de pesquisas sobre temática específica. In-vestigou- se artigos nas bases de dados Medline, Pubmed e Lilacs, língua portuguesa, de 2012 a 2018com os descritores, “adolescentes”, “atividade física”, “exercício”, “sedentarismo”, “escolares”. Os des-critores foram utilizados com as combinações possíveis entre si, utilizando-se do operador booleano“AND”, combinando-se, “Adolescentes and sedentarismo and escolares”, “Atividade física and esco-lares and sedentarismo”, “Atividade motora and adolescentes and sedentarismo” e “Adolescentes andatividade física and sedentarismo”. Localizou-se 480 publicações, e a partir da aplicação dos filtrosrestaram 16. Resultados: a média de idade foi de 13,5. A maioria dos estudos apontou baixo nível deatividade física (69%) compreendendo as condições inativo e insuficientemente ativo; quatro estudos(25%) identificou comportamento sedentário e somente um estudo