Nível de Atividade Física Mensurada por Acelerometria e Aptidão Física de Escolares
Por José Matheus Oliveira Estivaleti (Autor), Raiany Rosa Bergamo (Autor), Luís Carlos de Oliveira (Autor), Diana Carolina González Beltrán (Autor), João Pedro da Silva Júnior (Autor), Mauricio dos Santos (Autor), Victor Keihan Rodrigues Matsudo (Autor).
Resumo
Objetivo:
Descrever e comparar as variáveis da aptidão física de acordo com o cumprimento da recomendação de atividade física, medida por acelerometria.
Métodos:
A amostra foi composta de 120 escolares, sendo 57 meninos e 63 meninas, de 9 a 11 anos de idade. As variáveis analisadas foram: peso, estatura, índice de massa corpórea (IMC), dobras cutâneas, circunferências, agilidade, flexibilidade, velocidade e força de membros superiores, inferiores e abdominal. A atividade física foi mensurada de forma objetiva por meio de acelerômetro. Os escolares foram divididos em dois grupos: “cumpre a recomendação” (≥60min/dia) e “não cumpre a recomendação” (<60min/dia). Para verificar a normalidade dos dados, foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov. A comparação dos valores médios dos escolares que cumprem ou não a recomendação de atividade física foi feita pelos testes t de Student e U de Mann-Whitney. O nível de significância adotado foi de p<0,05.
Resultados:
Os escolares que cumpriram a recomendação, comparados com os que não cumpriram, apresentaram valores significativamente menores para adiposidade (somatória das sete dobras cutâneas), peso corporal, IMC e força abdominal. Não foram encontradas diferenças significativas nas variáveis de velocidade e agilidade; quanto à força de membros superiores (MMSS), constatou-se que ela foi maior em quem não cumpriu a recomendação.
Conclusões:
Crianças que cumpriram a recomendação de atividade física apresentaram melhor composição corporal e força abdominal que as crianças que não cumpriram.