Resumo

Objetivo:

Descrever e comparar as variáveis da aptidão física de acordo com o cumprimento da recomendação de atividade física, medida por acelerometria.

Métodos:

A amostra foi composta de 120 escolares, sendo 57 meninos e 63 meninas, de 9 a 11 anos de idade. As variáveis analisadas foram: peso, estatura, índice de massa corpórea (IMC), dobras cutâneas, circunferências, agilidade, flexibilidade, velocidade e força de membros superiores, inferiores e abdominal. A atividade física foi mensurada de forma objetiva por meio de acelerômetro. Os escolares foram divididos em dois grupos: “cumpre a recomendação” (≥60min/dia) e “não cumpre a recomendação” (<60min/dia). Para verificar a normalidade dos dados, foi utilizado o teste de Kolmogorov-Smirnov. A comparação dos valores médios dos escolares que cumprem ou não a recomendação de atividade física foi feita pelos testes t de Student e U de Mann-Whitney. O nível de significância adotado foi de p<0,05.

Resultados:

Os escolares que cumpriram a recomendação, comparados com os que não cumpriram, apresentaram valores significativamente menores para adiposidade (somatória das sete dobras cutâneas), peso corporal, IMC e força abdominal. Não foram encontradas diferenças significativas nas variáveis de velocidade e agilidade; quanto à força de membros superiores (MMSS), constatou-se que ela foi maior em quem não cumpriu a recomendação.

Conclusões:

Crianças que cumpriram a recomendação de atividade física apresentaram melhor composição corporal e força abdominal que as crianças que não cumpriram.

Acessar