Resumo

INTRODUÇÃO: A prática regular de exercícios físicos pode proporciona melhoras nos aspectos metabólico, físico e mental dos praticantes. No entanto, a prática esportiva, assim como os jogos e brincadeiras vêm perdendo gradativamente o seu valor para escolares dentro da educação física por conta do acesso fácil a jogos eletrônicos, fazendo com que na maioria das vezes os alunos estejam na educação física não por prazer, mas apenas para cumprir uma disciplina obrigatória. Esse desinteresse contribui para uma condição sedentária que influencia diretamente no condicionamento físico de escolares. OBJETIVO: Analisar o condicionamento físico de escolares em uma escola pública de Altamira-PA. MATERIAIS E MÉTODOS: O presente é uma pesquisa de campo, com objetivo exploratório e abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados através da aplicação do protocolo vai e vem (GUEDES; GUEDES, 2006) para 63 alunos de 6º a 9º ano, de ambos os sexos. Os resultados obtidos foram analisados utilizando a estatística descritiva. A pesquisa respeitou todos os aspectos éticos da resolução 466/12, foi aprovada pelo comitê de ética da Universidade do Estado do Pará, e registrado sob o CAAE nº 55967416.3.0000.5168. RESULTADOS: Os alunos foram classificados em: 9,52% MUITO FRACO, 31,75% FRACO, 25,40% REGULAR, 23,81% BOM e apenas 9,52% EXCELENTE. CONCLUSÃO: Os resultados apontam para um baixo nível de condicionamento físico em quase 70% dos escolares participantes deste estudo, a qual pode estar relacionada a fatores como a falta de exercícios físicos e uso excessivo de jogos eletrônicos. Nessa perspectiva, é necessário incentivar os escolares a prática de outras atividades físicas fora do ambiente escolar, e assim melhorar seu bem-estar e condicionamento físico.

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