Nível de Conhecimento Tático Declarativo e Métodos de Ensino no Handebol: Existe Associação?
Por Iberê Caldas Souza Leão (Autor), Sandro Pereira da Silva (Autor), Júlio Cesar Barbosa de Lima (Autor), Edil de Albuquerque Rodrigues Filho (Autor), Marcelo Tavares Viana (Autor).
Resumo
O desempenho do atleta de handebol, entre outros, também está associado a uma efetiva percepção e tomada de decisão as quais podem estar relacionadas aos métodos de ensino aplicados no treinamento. Analisou-se o nível de conhecimento tático declarativo (CTD) de atletas de handebol com os métodos de ensino utilizados no treino. Por meio de um estudo explicativo, transversal e inferencial com amostras por conveniência, avaliou-se 14 (quatorze) atletas adultas da cidade de Recife, utilizando dois protocolos específicos (nível de CTD e método de ensino). Para análise estatística descritiva utilizou-se média (x ), desvio padrão (±) e, nas inferências, o qui-quadrado de associação foi empregado (p≤0,05). O trabalho foi realizado no período de Outubro à Novembro de 2015. Observou-se inicialmente que o grupo analisado encontra-se com o nível de CTD “em evolução” (3,71 ± 1,41). Posteriormente, associou-se nível de CTD com métodos de ensino (CTD x situacional - p≤0,314; CTD x analítico - p≤0,448; CTD x jogos desportivos coletivos – p≤0,079) e foi observado que não houve associação entre eles. É provável que os resultados apresentados estejam relacionados a três aspectos: processo adequado de iniciação esportiva (métodos de ensino); falta de atividades que enfatizem a percepção e a tomada de decisão; falta de atenção por parte das atletas no momento do teste. Após a análise do nível de conhecimento tático declarativo da equipe investigada, concluímos que a mesma encontra-se com um potencial em evolução e que os métodos de ensino aplicados nessa equipe não apresentaram associação com o nível de CTD da mesma.