Nível de Consciência Tática dos Atletas de Futsal da Categoria Masculino Participantes dos Jogos do Interior de Minas – Jimi 2010
Por Marcelo Gallo de Carvalho (Autor), Igor Rainneh Durães Cruz (Autor), Andrey George Silva Souza (Autor), Amário Lessa Júnior (Autor), Geraldo Magela Duraes (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 8, 2016.
Resumo
Com a evolução que o futsal vem sofrendo ao longo dos anos se torna cada vez mais importante ao jogador obter um conhecimento tático avançado sobre a modalidade, pois o jogo está cada vez mais dinâmico e competitivo exigindo do atleta uma inteligência e criatividade apuradas para solucionar de forma rápida os problemas que o jogo apresenta. O presente estudo teve como objetivo verificar o nível de consciência tática dos atletas de futsal da 3ª etapa dos Jogos do Interior de Minas – Gerais JIMI/2010. A pesquisa caracterizou-se como descritiva com corte transversal, com análise quantitativa dos dados. Participaram do estudo 49 atletas dos sexos masculinos que disputaram os Jogos do Interior de Minas Gerais – JIMI/2010 na cidade de Montes Claros – MG, onde foi aplicado um questionário contendo 15 perguntas estruturadas relacionadas à consciência tática dos atletas de futsal, onde os mesmos tiveram que justificar sua resposta. Os dados foram submetidos ao programa SPSS versão 17 para confecção de gráficos como forma de apresentação e discussão de resultados. Sendo assim pode-se concluir com o presente estudo que os atletas de futsal masculino possuem um nível médio de consciência tática.