Nível de coordenação motora e índice de massa corporal de escolares do município de Loanda
Por Patrik Filipe Nazario (Autor), Tatyanne Roiek Lazier Leão (Autor), Vandressa Teixeira Ribeiro (Autor), Renan Codonhato (Autor), Selso Aananias Sitoe (Autor).
Resumo
Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Massa Corporal de escolares com idades entre 05 e 11 anos. Participaram do estudo 295 crianças de ambos os sexos, com idade média de 7,93±1,55 anos de quatro escolas do ensino pública da cidade de Loanda-PR. Foram classificadas em três grupos: adequado ou Eutrófico, Sobrepeso e Obesidade. A avaliação da coordenação motora foi feita com o Teste de Coordenação Corporal para Criaças (Körperkoordination Test für Kinder-KTK). Os dados foram analisados descritivamente através de médias, desvio-padrão e frequência. O teste t de Student foi usado para comparação entre os sexos e a correlação de Pearson para verificar a associação entre a coordenação motora (KTK) e o IMC. Foi observada prevalência de 67,5% de perturbação de coordenação e de 81,7% de IMC adequado. Os meninos apresentam maiores níveis de coordenação motora comparados com as meninas. Uma correlação inversa e estatisticamente significativa entre o IMC e a coordenação motora (r=-0,237, p<0,01 foi observada). Por meio da ANOVA (p=0,04), evidenciou-se que o sexo, a idade e o IMC enfluenciam significativamente a coordenção motora (R2=0,136). Conclui-se que os escolares com maiores níveis de IMC apresentam menor coordenação motora.
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