Nível de Desempenho Técnico-tático das Equipas de Voleibol em Escalões de Formação
Por Margareth Porath (Autor), Carine Collet (Autor), Michel Milistetd (Autor), William das Neves Salles (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em Motricidade v. 12, n 2, 2016. Da página 8 a 17
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar o nível de desempenho técnico-tático de jogadores de voleibol dos escalões de formação em Santa Catarina. Participaram no estudo 271 jogadores de 24 equipas de voleibol, finalistas do campeonato estadual de 2010, dos escalões mirim, infantil e infanto-juvenil. Os jogos foram filmados e, posteriormente, as ações técnico-táticas analisadas por meio do Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático no Voleibol. Na análise dos dados foram utilizadas a estatística descritiva e inferencial através do Programa SPSS versão 23, para apresentar os níveis de desempenho dos jogadores e associá-los com o género e o escalão competitivo. No desempenho global, os resultados mostraram que a maioria dos jogadores apresentou nível adequado de desempenho técnico-tático, com destaque para as componentes ajustamento e eficiência. Nas componentes tomada de decisão e eficácia, a maioria dos jogadores apresentou níveis intermediários de desempenho, com resultados semelhantes quando consideradas os diferentes escalões e géneros. Conclui-se que, por se tratar de escalões de formação, as componentes táticas poderão ser aperfeiçoadas a partir das vivências com a modalidade, melhorando a qualidade e a velocidade na tomada de decisão, fatores que influenciam diretamente a eficácia do jogador.