Nível de Desempenho Técnico-tático e a Classificação Final das Equipes Catarinenses de Voleibol das Categorias de Formação
Por Margareth Porath (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Michel Milistetd (Autor), Carine Collet (Autor), Cassiel Casagrande de Oliveira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 38, n 1, 2016. Da página 84 a 92
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar a associac¸ão entre nível de desempenho técnico- -tático de jogadores e a classificac¸ão competitiva em categorias de formac¸ão do voleibol. Participaram 271 atletas finalistas do campeonato estadual catarinense de 2010. As ac¸ões técnico-táticas foram analisadas conforme o Instrumento de Avaliac¸ão do Desempenho Técnico- -Tático (IAD-VB) de Collet et al. (2011). Para análise dos dados, recorreu-se à regressão logística multinomial com p ≤ 0,001. Os resultados evidenciaram que as equipes que apresentaram melhor desempenho técnico-tático geral obtiveram as primeiras classificac¸ões no campeonato. O nível de desempenho nos componentes tomada de decisão e eficácia também evidenciou associac¸ão positiva com a classificac¸ão final do campeonato.