Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar o nível de satisfação dos profissionais de Educação Física inseridos no mercado fitness na cidade de Montes Claros-MG, a partir da avaliação feita pelos próprios profissionais de Educação Física atuantes neste mercado. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal e análise quantitativa dos dados. A população foi composta pelos profissionais de Educação Física atuantes no setor fitness da cidade de Montes Claros-MG. Os dados foram coletados através de questionários auto aplicados. As análises quantitativas foram realizadas por meio da análise da frequência de respostas utilizando o software Microsoft Excel®. Os resultados mostraram que: sobre o nível de satisfação com a sua atuação técnica, 81,81% dos Profissionais estavam satisfeitos; quanto ao nível de satisfação com a sua atuação na interação interpessoal no ambiente de trabalho, o resultado foi satisfatório, levando em consideração que 84,29% dos participantes consideraram-se satisfeitos com a interação interpessoal; A satisfação em relação à remuneração foi a única categoria que os participantes estavam insatisfeitos, com 36,36% e mais 33,33% na frequência 3; Em relação às condições de trabalho na empresa, os profissionais se mostraram bastante satisfeitos com 70,59% das respostas; No que se refere  à relação do profissional e a gestão da empresa, os resultados de 82,35% mostraram que os participantes estavam satisfeitos com essa relação; Já ao falar sobre as possibilidades de crescimento profissional oferecidos pela empresa, os profissionais mostram que estavam satisfeitos, com um resultado de 64,7%; Por fim, questionados sobre o nível de satisfação geral com a sua situação profissional, os indivíduos mostraram estar satisfeitos, representando 55,89% da amostra. Levando em consideração os dados apresentados, podemos concluir que os profissionais de educação física pesquisados estão satisfeitos em relação à maioria das categorias colocadas no estudo, exceto no que diz respeito a remuneração.

Referências

ANTUNES, Alfredo Cesar. Perfil profissional de instrutores de academias de ginástica e musculação. Lec Educ Fis Dep, v. 9, n. 60, 2003.

ANVERSA, Ana Luiza Barbosa et al. Satisfação de profissionais de educação física na regência em aulas de ginástica de academia. Revista Psicologia e Saúde, v. 11, n. 1, p. 63-71, 2019.

Associação Brasileira de Academias. (2018). IHRSA publica dados do mercado mundial do fitness. Revista ACAD Brasil,20(82), 10-20. Disponível em: https://www.acadbrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/03/edicao-82.pdf. Acesso em: 27 maio 2023.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - CONFEF. Estatuto do Conselho Federal de Educação Física. Publicada no D.O.U. nº 29, em 10 de fevereiro de 2022, Seção 1 - Pág. 128/139. Disponível em: http://www.confef.org.br/confef/conteudo/471. Acesso em: 27 maio 2023.

CUNHA, Ângela Cristina Lopes da. Os conteúdos físico-esportivos no lazer em academias: atividade ou passividade? um estudo de caso. Coautoria de Nelson Carvalho Marcellino. Campinas, SP: [s.n.], 1995. 31 p. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600454. Acesso em: 22 nov. 2023.

DE MEDEIROS SOUSA, Emerson Nóbrega et al. PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ACADEMIAS. Revista Multidisciplinar do Sertão, v. 4, n. 3, p. 355-360, 2022.

DE MORAES GUIMARÃES, José Carlos; MOURA, Diego Luz; ANTUNES, Marcelo Moreira. Quando a beleza põe a mesa: uma análise das condições de trabalho do profissional de educação física em mega-academias. Motrivivência, n. 36, p. 197-213, 2011.

DE OLIVEIRA TOSCANO, José Jean. Academia de ginástica: um serviço de saúde latente. Revista brasileira de ciência e Movimento, v. 9, n. 1, p. 40-42, 2001.

DO ESPÍRITO-SANTO, Giannina; MOURÃO, Ludmila. A auto-representação da saúde dos professores de educação física de academias. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 27, n. 3, 2006.

DOS SANTOS, José Carlos; MOREIRA, Wagner Wey; DE FREITAS BRITO, Aline. Formação profissional em educação física: o perfil dos egressos da UFPI no século XXI. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 26, n. 2, p. 73-81, 2018.

DUARTE, Douglas Brandão. Fatores motivacionais de alunos de uma academia de ginástica do Condomínio Alphaville em Porto Alegre.2019. 83f. Monografia (Bacharel em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

GOZZI, Marcelo Pupim; KENSKI, Vani Moreira. A especialização online no Brasil e as perspectivas para atendimento às demandas emergentes. Educação em Revista, v. 13, n. 2, p. 81-92, 2012.

LEITE, Marcos Esdras. Atlas Ambiental de Montes Claros/MG. Montes Claros: Editora Unimontes, 2020.

LIZ, Carla Maria et al. Aderência à prática de exercícios físicos em academias de ginástica. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, p. 181-188, 2010.

MARQUEZE, Elaine Cristina; MORENO, Claudia Roberta de Castro. Satisfação no trabalho - uma breve revisão. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, v. 30, p. 69-79, 2005.

MENDES, Alessandra Dias. Atuação profissional e condições de trabalho do educador físico em academias de atividades físicas. 2010. 235p. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Educação Física) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

NASCIMENTO, GY do; SORIANO, Jeane Barcelos; FÁVARO, Paula Evelise. A perspectiva do erro e a avaliação das consequências da intervenção profissional em educação física: uma análise de conteúdo. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 9, n. 4, p. 393-400, 2007.

PALMA, Alexandre et al. Trabalho e saúde: o caso dos professores de educação física que atuam em academias de ginástica. Cad. IPUB/UFRJ, v. 13, p. 11-30, 2007.

SANDRI, S. de F. Professores de Educação Física:(Des) Motivados nas práticas pedagógicas das escolas públicas estaduais de Francisco Beltrão. PARANÁ. Governo do Estado do Paraná, p. 870-4, 2007.

SOMARIVA, João F. Guimarães; VASCONCELLOS, Diego I. Cunha; JESUS, TV de. As dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física das escolas públicas do Município de Braço do Norte. Simpósio sobre Formação de Professores (SIMFOP), v. 2013, p. 1-14, 2013.

Acessar