Nível de Desempenho Técnico-tático e Experiência Esportiva dos Atletas de Voleibol das Categorias de Formação
Por Margareth Porath (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Michel Milistetd (Autor), Carine Collet (Autor), William das Neves Salles (Autor), Ricardo Teixeira Quinaud (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 23, n 4, 2012. Da página 565 a 574
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar o desempenho técnico-tático de jogadores de voleibol e compará-los de acordo com seu nível de experiência na modalidade. Participaram 24 equipes, finalistas do campeonato estadual de 2010, das categorias mirim, infantil e infanto-juvenil. Os instrumentos utilizados foram: um questionário aplicado aos atletas para identificar o nível de experiência esportiva e o Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático (IAD-VB) de Collet et al. (2011) para analisar as ações técnico-táticas. Na análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva e à regressão logística multinomial do programa SPSS, adotando-se o nível de significância de p<0,001. Os resultados encontrados indicaram que a categoria mirim não apresentou relação entre o desempenho técnico-tático de jogadores e a experiência na modalidade, confirmando os pressupostos da formação esportiva em longo prazo. Constatou-se que a experiência esportiva tem favorecido o desenvolvimento técnico-tático de jovens jogadores de voleibol, principalmente nas categorias infantil e infanto-juvenil. Palavras-chave: Voleibol. Experiência esportiva. Desempenho técnico-tático.