Nível de Flexibilidade de Alunos do Ensino Médio de Florianópolis - Sc: Uma Análise Centrada no Sexo, Idade e Prática de Atividade Física Extraescolar
Por Marília Garcia Pinto (Autor), Amanda Soares (Autor), Zenite Machado (Autor), Sabrina Fernandes de Azevedo (Autor), Ana Claudia Kraeski (Autor), Alexandra Folle (Autor), Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 27, n 4, 2013. Da página 657 a -
Resumo
O presente estudo objetivou analisar o nível de flexibilidade dos escolares do ensino médio de Florianópolis de acordo com o sexo, idade e a prática de atividade física extraescolar. Contou com uma amostra de 300 escolares de ambos os sexos, com média de idade de 15 ± 0,9 anos. Utilizou-se um questionário autoaplicável para coletar informações socioeconômicas e de prática de atividade física extraescolar. Os resultados indicaram que a maioria dos escolares pertencia ao estrato socioeconômico da classe B e realizavam atividade física, dando preferência ao exercício aeróbio de uma a três vezes semanais. Na flexibilidade do quadril a maioria dos escolares do sexo feminino está na faixa de condição de risco à saúde, diferentemente dos escolares do sexo masculino. No entanto, na medida do ombro, as mesmas se encontraram dentro da faixa recomendável. Notou-se que a prática de atividade física não modifica esta situação. Conclui-se que os escolares do sexo masculino são mais flexíveis no quadril, entretanto, as do sexo feminino se sobrepõem na flexibilidade do ombro.
PALAVRAS-CHAVE: Flexibilidade; Atividade física; Escolares; Educação física.