Resumo

A flexibilidade é considerada um componente da aptidão física relacionada
à saúde, sendo por isso de extrema relevância o seu estudo em escolares. A
realização de um diagnóstico sobre flexibilidade durante a infância pode
auxiliar na promoção da saúde de crianças e adolescentes. O objetivo do
presente estudo foi verificar se o nível de flexibilidade dos escolares com
idade entre 8 e 10 anos, de ambos os sexos, encontra-se abaixo, dentro ou
acima da Zona Saudável de Aptidão Física (ZSApF) do Fitnessgram. A
amostra foi composta por 153 crianças (fem n= 73; masc. n= 80) do Colégio
Univest de Lages-SC. O nível de flexibilidade foi medido através do teste
de Sentar-e-Alcançar, e os procedimentos utilizados seguiram o protocolo
do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR). A análise dos resultados foi
realizada através de estatística descritiva, onde foi utilizado o programa
estatístico SPSS 9.0. Os resultados indicaram que 48% dos escolares estão
abaixo da ZSApF e 29% estão dentro da ZSApF. Ao analisar os sexos
separadamente, encontrou-se abaixo da ZSApF um percentual superior de
meninas, 56%, em relação aos meninos que foi de 41%. Dentro da ZSApF
foi encontrado o mesmo percentual para meninos e meninas: 29%. Os
dados indicam que a situação do nível de flexibilidade é preocupante nos
dois sexos porém, é maior em relação às meninas, onde foi encontrado o
maior percentual abaixo da ZSApF. Embora outros estudos com amostras
mais extensas sejam necessários, os resultados demonstram a necessidade
de analisar a existência de falhas em relação às orientações sobre o
desenvolvimento da flexibilidade na escola.

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