Nível e Importância Atribuídos à Prática de Atividade Física Por Estudantes do Ensino Fundamental de Uma Escola Pública de Pelotas/rs
Por José Antonio Bicca Ribeiro (Autor), Adriana Schüler Cavalli (Autor), Marcelo Olivera Cavalli (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 12, n 2, 2013.
Resumo
O estudo objetivou identificar os níveis de atividade física (AF) de alunos de uma escola pública da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, e seus conhecimentos sobre a importância da prática de AF. O presente estudo possui delineamento descritivo com corte transversal. Participaram 40 escolares (26 meninos e 14 meninas) com idade média de 13,62±1,46 anos. Como instrumento, utilizou-se um questionário semiestruturado com questões adaptadas de outros estudos (NAHAS, 2000; BARBOSA E SILVA, 2009; SCHÜTZ; BURGOS, 2011). Em relação à prática de AF, os meninos mostraram-se mais ativos do que as meninas. A principal importância atribuída à prática de AF pela amostra geral foi a manutenção da saúde, seguida de prevenção de doenças. O estudo conclui que grande parte dos escolares pratica AF regularmente e tem conhecimento da sua importância para a saúde; contudo, os resultados não podem ser generalizados.