Nível de Qualidade de Vida e de Atividade Física de Professores de Escolas Públicas Estaduais da Cidade de Palhoça (sc)
Por Gustavo de Farias (Autor), Alexandra Folle (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 11, n 1, 2012.
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade de vida e a atividade física de professores de escolas públicas estaduais da cidade de Palhoça (SC). Participaram do estudo 71 professores atuantes em três escolas públicas estaduais. Para a coleta de dados foram utilizados o WHOQOL-bref (FLECK et al., 1999) e o questionário de atividades físicas habituais (NAHAS, 2003). Os dados coletados foram tratados por meio da estatística descritiva (média e desvio padrão, frequência e percentual) no software SPSS versão 17.0. Os resultados encontrados revelaram que os professores apresentam qualidade de vida considerada razoável em todas as dimensões, sendo a média mais elevada a da dimensão social, e a menor, a da dimensão física. No que se refere à atividade física, constatou-se que os professores, em sua maioria, encontram-se inativos, havendo um percentual quase inexpressivo de docentes considerados ativos.