Nível Socioeconômico, Estado Nutricional e Coordenação Motora Grossa de Escolares com 6 a 10 Anos na Amazônia
Por Rosiane de Nazaré da Silva de Souza (Autor), Luciana Ferreira Santos (Autor), Samuel da Luz Borges (Autor), Claudio Joaquim Borba Pinheiro (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 26, n 3, 2015. Da página 401 a 411
Resumo
O objetivo deste estudo foi comparar o nível socioeconômico,estado nutricional e a coordenação motora grossa entre escolares de 6-10 anos de diferentes bairros na cidade de Tucuruí-PA. 102 escolares de6-10 anos de ambos os sexos participaram do estudo e foram separados da seguinte forma: feminino: Grupo Vila, n= 14 (7,3±0,8 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,3± anos de idade) e masculino: Grupo Vila, n= 24 (8,3±1,06 anos de idade); Grupo Cidade, n= 32 (8,1±1,1 anos de idade). O protocolo Korperkoodinationtest fur Kinder (KTK) para coordenação motora grossa, o critério de classificação econômica Brasil e a classificação de Waterlow foram usados. O teste T de Student e U Mann-Whitney foram usados na análiseestatística. O nível socioeconômico apresentou diferenças (p<0,05) onde “Grupo Vila”, foi classificado na classe B1 e o “Grupo Cidade” classe D. Houve diferenças (p<0,05) entreos grupos somente para os testes de força entre meninos: Unipodal eagilidade; e meninas: agilidade, favoráveis aos “Grupos Vila”. No estado nutricional, os “Grupos Vila” também apresentaram os melhores resultados (p<0,05) para meninos: massa/idade, estatura/idade, massa/estatura; e meninas: massa/idade e estatura/idade. Os “Grupos Vila” com melhores condições socioeconômicas apresentaram os melhores resultados tanto para o estado nutricional, como para a força em ambos os gêneros.