Resumo

A cultura fitness vem se desenvolvendo desde a década de 90, no Brasil e em outros países do mundo ocidental. Cultura que se refere a novos significados ao corpo e a vida cotidiana. Um corpo idealizado que o motiva para um novo estilo de vida ser investigado. Objetivo: Refletir sobre o corpo e a cultura fitness e um novo um estilo de vida contemporâneo. Metodologia: Os resultados são oriundos da tese de doutorado, que contou com a técnica da observação participante em academias de musculação e de crossfit durante o período de um ano (2016) e de entrevista com praticantes dessas modalidades cujo corpo apresentava-se modificado por essas técnicas corporais. Resultados: O corpo idealizado do sujeito fitness assumiu vários sentidos para os entrevistados. Na dimensão material, biológica, possui um formato específico caracterizado por ser magro e musculoso, permeado por discursos médicos para que essa caracterização ocorra. Há todo um sistema perito sobre o funcionamento do corpo e que também inclui auto-peritagem sobre a alimentação e anabolizantes. Na dimensão simbólica, esse corpo é bonito, saudável, funcional e gerenciável. Um corpo que demonstra presença e transcende a existência anterior do indivíduo, no sentido de “um novo eu”, “uma nova pessoa” que (re) nasce. Um corpo que pode pertencer a qualquer um, desde que o sujeito esteja disposto a mudar seu modo de viver. Mudança que constrói um estilo de vida específico caracterizado por dedicação, disciplina, sacrifício e vontade. Conclusões: O corpo idealizado pelos membros da cultura fitness é um motivador do exercício físico, especialmente, da musculação e do crossfit, técnicas analisadas nesse trabalho. O desejo em modificar o corpo modifica a vida do sujeito que passa a adotar novos hábitos cotidianos, uma nova identidade e um novo estilo de vida. Uma escolha, entre outras, na sociedade contemporânea. 

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