Resumo
A análise estatística de nossas observações permitiu chegarmos às seguintes conclusões que apresentaremos sob a forma de itens:(1) o sentido rítmico da criança avaliado quanto à realização do movimento, sua seqüência e ajustamento musical é diferente entre os brancos, amarelos e mestiços de seis, sete e oito anos.(2) a noção do ritmo estudada pela realização do movimento, é significativamente melhor no amarelo do que no branco e no mestiço: as crianças amarelas tendem a cometer menos erros na seqüência do movimento do que as demais;(3) na realização e na seqüência do movimento, as meninas erram menos que os meninos; porém, quanto ao ajustamento musical, não existe diferença significativa entre os sexos;(4) na avaliação do sentido rítmico, a idade é fator que parece não ter influência na incidência de erros cometidos, pelas crianças de seis, sete e oito anos;(5) as crianças brancas e amarelas de oito anos, têm tendência a cometer menos erros em confronto com as mestiças, que tal fato, ocorre aos seis anos.