Resumo

A preocupação com a inclusão na educação tem sido recorrente nos últimos trinta a quarenta anos, tanto internacional quanto nacionalmente, pois na cultura atual não é possível aceitar a segregação no ingresso em creches, escolas, liceus ou faculdades de bebês, crianças, adolescentes e jovens devido à sua situação socioeconômica, étnica ou distúrbios específicos.  sejam elas transitórias ou permanentes. A preocupação com a interculturalidade na educação também começou a ser considerada nas últimas décadas no país devido ao problema mapuche escondido há mais de um século e ao grande fluxo de imigrantes nos últimos anos. Nesse contexto, é relevante o trabalho acadêmico realizado pela acadêmica Nolfa Ibáñez, que por sua pesquisa e atuação prática em ambas ases disciplinas há mais de quarenta anos, tanto na Universidade Metropolitana de Ciências da Educação quanto no Ministério da Educação, foi reconhecida com o Prêmio Nacional em Ciências da Educação em 2021. Como resultado de sua pesquisa, desenvolve a proposta pedagógica Metodologia Interacional Integrativa, MII, que tem como foco a atenção pedagógica à diversidade dos alunos e a importância das emoções para a aprendizagem. Este trabalho está circunscrito ao paradigma qualitativo com episteme fenomenológica e hermenêutica, uma vez que a vida e o pensamento do Prêmio Nacional serão descritos e analisados, recorrendo à análise documental e com abordagem histórica, considerando fontes primárias (entrevistas e escritos do autor) e secundárias (entrevistas e escritos sobre o autor).

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