Notas Para Uma Proposta de Manual de Criatividade, Atividade e Serviço Para o Bacharelado Internacional
Por Consuelo Herlinda Neira Carbache (Autor), Ana María Zambrano García (Autor), Ana Ingrid Martinetti Guerrero (Autor), Israel Alfonso Romero Peña (Autor), David Job Morales Neira (Autor), Roberto Andrés Rojas Bajaña (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 24, n 261, 2020. Da página 82 a 104
Resumo
Este estudo nasceu da necessidade de instruir os alunos da Unidade Educacional das Forças Armadas do Liceu Naval Guayaquil “Cmdte. Rafael Andrade Lalama ”participando do programa de Bacharelado Internacional (IB) sobre a estrutura e aplicação dos elementos necessários que compõem o curso de Criatividade, Atividade e Serviço (CAS) através do projeto CAS, uma vez que é um espaço que favorece aprender sobre experiências cognitivas, afetivas e significativas. Por esse motivo, o objetivo da pesquisa é mostrar os elementos básicos que compõem o manual de diretrizes que estabelecem o Guia CAS, fornecendo a compreensão, orientação e instrução dos alunos sobre a estrutura, desenvolvimento, aplicação e participação dos projetos nos três áreas de conhecimento do CAS para alcançar os 7 resultados de aprendizagem. Uma abordagem qualitativa é aplicada ao reunir dados teóricos, epistemológicos e conceituais que forneceram suporte científico ao manual. Por fim, foi possível coletar, selecionar e determinar informações adequadas para desenvolver a estrutura e elementos precisos para formar o Manual do CAS.