Notas Sobre a Profissionalização do Professor de Educação Física: a Abertura de Cursos em Nível Superior Segundo Inezil Penna Marinho (1952 a 1954)

Por: Marcelo Bianchini Fávaro.

119 páginas. 2008 24/11/2008

Send to Kindle


.Resumo

O trabalho aqui apresentado tem como objetivo analisar parte do processo de profissionalização do professor de Educação Física no Brasil, mais especificamente quando houve no país a criação de cursos especializados em nível superior (década de 1930). A fonte nuclear de análise corresponde ao texto mais antigo que se localizou sobre a história da Educação Física, um texto largamente utilizado nos referidos cursos, intitulado História da Educação Física e dos Desportos no Brasil. A obra em questão foi escrita por Inezil Penna Marinho e publicada em quatro volumes, entre os anos de 1952 e 1954. Ao explicar para os futuros professores da área um histórico da disciplina, Inezil Penna Marinho assinalou um aspecto crucial do exame aqui proposto, relativo à criação dos primeiros cursos de Educação Física, além de ter participado desse processo, já que seu manual foi leitura obrigatória nos referidos cursos. Quer-se, então, compreender os modos pelos quais o autor apresentou essa questão aos seus leitores, quais informações privilegiou, quais iniciativas assinalou e que importância atribuiu a esse processo ao longo de seus escritos. A partir dessa análise, é possível conhecer referências que fundamentaram os saberes profissionais do professor de Educação Física, já que, por praticamente trinta anos, o texto de Marinho correspondeu ao único texto sobre a história da disciplina no Brasil, formando, portanto, diversas gerações de professores.

Endereço: https://www.usf.edu.br/publicacoes/dissertacoes.vm?pagina=4&programa=&ano=2008&

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.