Resumo

As relações entre lazer e aventura tem recebido grande atenção de pesquisadores há quase três décadas. O objetivo deste trabalho é lançar reflexões sobre a atuação com a aventura tendo diferentes eixos de orientação, sem esquecer a dimensão do risco, mas sem que ele se torne elemento único da aventura. Trata-se de um ensaio que emerge do campo pesquisa e do mergulho na produção acadêmica para realização de uma tese de doutoramento em Estudos do Lazer. As provocações que permeiam este texto trazem considerações sobre diferentes pontos e como eles dialogam com a aventura a partir de um olhar conectado a educação não limitada a escola, as políticas públicas e outras pontes com o lazer. Como ponto central do debate está a perspectiva de buscar interfaces com a aventura que se orientam pela relação sujeito, sociedade e prática.

Referências

BEAMES, Simon; MACKIE, Chris; ATENCIO, Matthew. Adventure and Society. Palgrave Macmillan Cham. Edição do Kindle. 2019.

BECK, Ulrich. Sociedade do risco: rumo a uma outra modernidade. 2 ed. Editora 34, 2011.

BESSA, Altamiro Sérgio Mol. Paisagens em mundos sensíveis: entre a sutileza e a usura. In: BESSA, Altamiro Sérgio Mol (Org). A unidade múltipla: ensaios sobre paisagem. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 2021.

BETRÁN, Javier Oliver; BETRÁN Alberto Olivera. Propuesta de una clasificación taxonómica de las actividades físicas de aventura en la naturaleza. Marco conceptual y análisis de los criterios elegidos. Apunts. Educ Fis Deporte, v.41, n.3, p.108-23, 1995.

BETRÁN, Javier Olivera; BETRÁN Alberto Olivera. Las actividades físicas de aventura en la naturaleza (AFAN): revisión de la taxonomía (1995-2015) y tablas de clasificación e identificación de las prácticas. Apunts. Educ Fis Deporte, v.124, n.2, p.53-88, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2018.

BRUHNS, Heloisa Turini. Lazer e meio ambiente: corpos buscando o verde e a aventura. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v.18, n.2, p.86-91, 1997.

GUTIÉRREZ, Carlos Muñoz. Justo una ideia: la aventura de pensar. In: Vários autores. La aventura: Justo una idea (Fuera de formato nº 1) (Spanish Edition) (p. 19). La Línea Del Horizonte Ediciones. 2016. Edição do Kindle.

LE BRETON, David. Condutas de risco: dos jogos de morte ao jogo de viver. Campinas – SP: Autores Associados, 2009.

LE BRETON, David. Para una antropología de la aventura. In: Vários autores. La aventura: justo una idea (Fuera de formato nº 1) (Spanish Edition) (p. 19). La Línea Del Horizonte Ediciones. 2016. Edição do Kindle.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. 5 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

RUBIN, Débora; GRILO, Rodrigo. Da sucata ao Everest: a saga de Aretha Duarte. Porto Alegre: Dialogar Editora, 2022.

SANTOS, Antonio Carlos. Simmel, tradução e aventura. Cadernos de tradução, Florianópolis, n.33, p.189-198, Jan/jun 2014.

SAVATER, Fernando. Leer, ler y ler. In: Vários autores. La aventura: justo una idea (Fuera de formato nº 1) (Spanish Edition) (p. 19). La Línea Del Horizonte Ediciones. 2016. Edição do Kindle.

SIMMEL, Georg. A Aventura. In: SOUZA, Jessé; ÖELZE, Berthold. Simmel e a modernidade. Editora UnB, 2005.

SIMMEL, Georg. Para una psicologia filosófica. La aventura. In: GUTIÉRREZ, Carlos Muñoz et al. La aventura: justo una idea. Madrid: La Línea del Horizonte, 2016.

TAHARA, Alexander Klein; CARNICELLI FILHO, Sandro. A presença das atividades de aventura nas aulas de educação física. Arquivos de Ciências do Esporte, v.1, n.1, p.60-66, 2013.

ZANON, Camila Aline. A Ilíada de Homero e a Arqueologia. 2008. 198f. Dissertação (Mestrado). Programa de pós-graduação em Arqueologia. Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, 2008.

WARREN, Karen. Women's Outdoor Adventures: myth and reality. Journal of Experiential Education v.8, n.2, p.10-15, 1985. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/105382598500800203 Acesso em 10 de maio de 2023.

WARREN, Karen; MITTEN, Denise; LOTZ, Erin. The Gendered Hidden Curriculum of Adventure. Novembro 2018. Education. Journal of Experiential Education v.42, n.3. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1053825918813398 Acesso em 10 de maio de 2023.

Acessar