Novas Diretrizes e Antigos Debates: Uma Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Graduação em Educação Física − Resolução CNE/CES 06/2018

Por

Parte de Formação Profissional e Mundo do Trabalho . páginas 115

Resumo

Recentemente, o Conselho Nacional de Educação (CNE) instituiu as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Graduação em Educação Física, através da Resolução CNE/CES Nº 6 de 18 de dezembro de 2018, publicada no Diário Ofi cial da União em 19 de dezembro de 2018. Neste capítulo, desenvolvo uma análise a respeito desta Resolução, compreendendo-a em meio às disputas teóricas e políticas presentes no campo. O ponto de partida é a apresentação de um breve resgate histórico dos debates acadêmicos da Educação Física, ocorridos a partir dos anos 1980, procurando enfatizar os distintos posicionamentos que protagonizaram disputas teóricas e políticas sobre a formação profi ssional em Educação Física. Em seguida, é apresentado o entendimento consolidado pelo CNE, no período de 2004 a 2015, a respeito do quadro normativo que envolve a formação profi ssional em Educação Física, especialmente, nos aspectos relacionados ao debate sobre a abrangência e/ou especialização da Licenciatura e do Bacharelado. Por fi m, são apresentadas análises iniciais a respeito da Resolução 06/2018, atualmente em vigor