Novas Mídias Digitais, Redes Sociais Virtuais e Suas Implicações no Esporte
Por Kauan Galvão Morão (Autor), Arthur Bernardino Domene Sena (Autor), Guilherme Bagni (Autor), Renato Henrique Verzani (Autor), Afonso Antonio Machado (Autor).
Resumo
Nossa sociedade vem sofrendo uma série de alterações por meio das evoluções tecnológicas. O esporte também passou por transformações e adequações, contando com vantagens e desvantagens que esses recursos trouxeram aos esportistas. Esta pesquisa possui o objetivo de verificar os efeitos que as novas mídias digitais podem gerar aos atletas. Foi realizado este estudo de caráter quali-quantitativo, com natureza descritiva. A amostra foi composta por 186 atletas (universitários e em formação), com média de idade de 20,63 anos (± 2,35). Utilizamos um questionário composto por 8 itens, porém somente alguns foram ressaltados aqui. Além disso, a análise de conteúdo (FRANCO, 1994) foi escolhida como critério de análise dos dados. Constatamos que 52% dos atletas julgam as redes sociais virtuais como auxiliares na interação, corroborando na preparação dos esportistas. Outro questionamento nos mostra que 62% enxergam que os recursos tecnológicos contribuem na adaptação a locais diferentes. Outra indagação revela que 41% indicam as novas mídias digitais como não prejudiciais, porém 38% relatam a existência de danos na preparação. Em outro item, 47% afirmaram que sofrem interferência constante das redes sociais virtuais no contexto esportivo. Por fim, constatamos que 34% julgam que a proibição do uso desses recursos durante a competição é indiferente, enquanto 25% indicaram concordância com essa atitude e 21% demonstraram que causaria efeito negativo por sentirem-se sozinhos. Com isso, notamos que as novas mídias digitais interferem no contexto esportivo de diversas maneiras, devendo ser traçada uma estratégia adequada para que os atletas não sejam prejudicados em preparações e atuações.