Novo Ensino Médio na Contramão da Formação Omnilateral: Uma Rasteira Política-pedagógica na Educação Física e a Resistência no Ifma Campus Buriticupu
Por Raffaelle Andressa dos Santos Araujo (Autor), Aurine Carvalho Rocha (Autor).
Em REBESCOLAR - Revista Brasileira de Educação Física Escolar v. 8, n 1, 2022.
Resumo
Este artigo objetiva analisar o contexto de reformas educacionais e a condição do componente curricular Educação Física face ao novo ensino médio. Para tanto, recorreu-se às pesquisas bibliográficas e documentais, onde foram analisados os principais ordenamentos legais que consolidam tais reformas, a saber: Lei nº 13.415/2017, BNCC e DCNEM de 2018. Constatou-se que as alterações propostas pela reforma do novo ensino médio incitam uma rasteira político-pedagógica no componente curricular Educação Física, dando ênfase a sua secundarização, redução e desprestígio. A reforma evidencia um aprofundamento da hierarquização curricular, colocando a Educação Física como não obrigatória, duvidando da sua condição curricular anteriormente conquistada. Portanto, resistir aos documentos normativos nacionais vigentes em torno no ensino médio, que favorecem uma contundente rasteira político-pedagógica no componente curricular Educação Física é uma ação primordial em cursos do ensino médio integrado no IFMA Campus Buriticupu.