Novos Apontamentos Para a História do Cacuriá no Maranhão
Por Paulo da Trindade Nerys Silva (Autor), Leandro Olivio Carvalho Gomes (Autor), Sérgio Augusto Rosa de Souza (Autor).
Em XV Congresso de História do Esporte, Lazer e Educação Física - CHELEF
Resumo
O século XIX desencadeou um processo civilizatório que analisava a estrutura atual, como ultrapassada. Os relatos sobre o Maranhão feitos pela elite local foram construídos com fortes conotações etnocêntricas e de discriminação de classe, gênero e raça. Partindo daí, as imagens mais comuns relacionadas à população negra em pleno ato de dança são associadas ao prazer sexual, à lascívia, à imoralidade e grosseria. Essas características fizeram com que a história dessa população ficasse no obscurantismo e relegada à sombra dos acontecimentos, aparecendo controversa, caso da dança Cacuriá. A pesquisa se justifica devido à descoberta de fatos relacionados ao surgimento da dança Cacuriá em período distinto àquele consagrado na atual história dessa dança nos folguedos do Maranhão. O estudo é realizado à luz da História Cultural/Social. Recorremos ao Paradigma Indiciário de Ginzburg (Ginzburg, 1990) no que diz respeito à possibilidade de ampliar as possibilidades de recuperar fontes específicas sobre esta dança, na transição do século XIX para o XX. Recorremos também aos estudos culturais de Richard Hoggart, Raymond Williams e Edward Thompson. Objetivos: Reconstruir a memória da dança Cacuriá investigando, através de diferentes fontes, os primórdios dessa manifestação cultural no Maranhão. Metodologia: Análise bibliográfica. Análise documental. Revisão da literatura específica. Anúncios em jornais do Maranhão indexados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional com os seguintes descritores: “cacuriá, samba, festa”. Principais conclusões: A partir das visões aqui apresentadas, podemos perceber que há uma série de desencontros na história do cacuriá. Atualmente, o que se conhece sobre essa dança é que a sua origem está relacionada ao festejo do Divino Espírito Santo, tem sua origem no povoado Baiacu no município de Guimarães, conforme estudos de Ferretti (2011). Entretanto, a expressão cacoriá (1876) e cacuriá (1884 e 1903) são encontrados nos jornais do século XIX e início do século XX e se referem à dança popular associada ao samba.