Novos cenários para a abordagem do esporte na escola

Parte de Tecnologias digitais no ensino do esporte . páginas 13 - 21

Resumo

Nas últimas décadas, um grande número de descobertas científicas possibilitou que presenciássemos um avanço tecnológico sem precedentes na história da humanidade. Essa nova realidade acabou por introduzirnos a uma era fortemente marcada pelo uso intensivo das tecnologias de base microeletrônica e digital e, como consequência, ocasionou a emergência de dois importantes fenômenos. O primeiro pode ser expresso pela popularização de computadores, tablets, celulares, relógios inteligentes, ipads, em decorrência das diversas ferramentas que esses aparatos eletrônicos nos oferecerem, as quais permitem uma maior eficiência e melhor aprimoramento das nossas tarefas e atividades cotidianas, além de possibilitar-nos facilidades para que possamos nos comunicar e interagir. O segundo fenômeno diz respeito à facilidade de acesso a uma ampla gama de informações proporcionadas pelas recentes tecnologias digitais, mais especificamente por meio da internet. Hoje, por exemplo, lecionamos para alunos que, ao acessar a internet, conseguem facilmente encontrar um enorme acervo sobre temas diversos que abordamos na aula e que estão disponíveis em múltiplas linguagens na rede: em forma de texto, vídeos, imagens e áudios. Esse vertiginoso avanço tecnológico que presenciamos faz parte de um momento muito singular da história humana.