Sobre
O processo de ensino-aprendizagem, independentemente do seu objetivo ou âmbito, deve basear-se em princípios endossados pela ciência. Esta abordagem procura deixar para trás a mentalidade tradicional de "vale tudo se estiver na água", e avançar para uma perspetiva contemporânea que sustenta o axioma: "na água também deve estar fundamentado". Para isso, é essencial refletir e compilar todos os estudos e experiências relacionados ao meio aquático. Embora reconheçamos a importância da investigação, também temos a certeza de que a prática é a razão por detrás da necessidade de estudar e melhorar, colocando os técnicos e as suas experiências no centro dos nossos esforços.
Sob esta premissa, a AIDEA tem vindo a contribuir para o desenvolvimento das atividades aquáticas há vários anos, aproximando a ciência dos principais atores do processo, como técnicos e usuários. Esta sinergia tornou possível unir os dois mundos como moléculas num mar de experiências, todas aplicáveis e práticas para quem participa. Portanto, embora alguns capítulos deste trabalho apresentem evidências científicas que levam a inúmeros aspetos práticos, outros focam em experiências específicas ou programas apoiados por estudos. Esta inter-relação é importante para o progresso neste domínio. O feedback positivo que temos recebido continua a motivar-nos a enriquecer o meio aquático com alicerces e rigor nas suas várias dimensões.