Novos Olhares a Respeito do Processo de Ensino Aprendizagem na Natação: Revisão Sistemática
Por Leonardo Geamonond Nunes (Autor), Raquel Franco (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 10, n 15, 2020.
Resumo
O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre o processo de ensino aprendizagem em natação e consequentemente responder a seguinte pergunta: A pedagogia da natação apresenta conteúdo empírico relevante? Metódos: Foram analisados e lidos na integra artigos publicados entre os anos de 2010 a 2019 nos idiomas português e inglês, nas seguintes bases de dados: SCIELO e ERIC. Resultados: Antes da iniciação aos quatro nados culturalmente determinados os aprendizes deverão dominar fundamentos básicos do nadar e de outros nados alternativos. Os aprendizes deverão apresentar controle do próprio corpo em meio aquático e domínio em manipulação de objetos durante a propulsão, para que consigam ter êxito em técnicas especializadas. Conclusão: Esta revisão sistemática tem como propósito abordar princípios e fundamentos para que o professor que se dedica a iniciação em esportes aquáticos possa desconstruir sua programação de ensino voltada apenas aos quatro nados culturalmente determinados. Devemos apresentar outros caminhos pedagógicos que devem ser trilhados favorecendo o reconhecimento e a interpretação das demandas da tarefa pelo aprendiz, desta forma os novatos apresentarão controle do próprio corpo e do ambiente que estiverem inseridos de forma satisfatória.
Referências
BECKER, F. Aulas de natação infantil: intermediação na perspectiva do professor. Anais do EVINCI - UniBrasil, v. 2, n. 1, p. 154-154–154, 11 jul. 2016.
CAMPANIÇO, J. et al. Competência Aquática: um valor acrescentado à Educação Básica. Motricidade, v. 15, n. 1, p. 1–16, mar. 2019. Acesso em: 22 fev. 2020.
ESTEVES, C. M. Adaptação ao meio aquático: determinar o grau de aquisição das competências de adaptação ao meio aquático de crianças na educação pré-escolar, em contextos de ensino com diferentes profundidades da piscina. 2018. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/25227. Acesso em: 24 dez. 2019.
FERNANDES, J. R. P.; COSTA, P. H. L. D. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 20, n. 1, p. 5–14, 1 mar. 2006.
FERRACIOLI, I. J. de C.; FERRACIOLI, M. de C.; CASTRO, I. J. de. Breaststroke Learning through the Use of Videotape Feedback. Revista Brasileira de Cineantropometria & ampl; Desempenho Humano, v. 15, n. 2, p. 204-214, abr. 2013.
FIORI, J. M. et al. Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças. Pensar a Prática, v. 22, 2 ago. 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/51934. Acesso em: 3 ago. 2019.
FREUDENHEIM, A. M.; GAMA, R. I. R. de B.; CARRACEDO, V. A. Fundamentos para a elaboração de programas de ensino do nadar para crianças. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 2, n. 2, 11 ago. 2009. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1346. Acesso em: 22 jun. 2019.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2005.
GEAMONOND, L. Análisis de Manipulador en Niños de los Primeros Practicantes Infantil Natación. Educación Física y Ciencia, v. 19, n. 1, p. e021-e021, 29 jun. 2017.
LÉMONIE, Y.; LIGHT, R.; SARREMEJANE, P. Teacher-Student Interaction, Empathy and Their Influence on Learning in Swimming Lessons. Sport, Education and Society, v. 21, n. 8, p. 1249-1268, 2016.
MARTINS, V. et al. Desenvolvimento motor global de crianças do 1o ciclo do ensino básico com e sem prática prévia de natação em contexto escolar. Motricidade, v. 11, n. 1, p. 87–97, 30 abr. 2015.
MORAIS, M. P. de et al. Strategies to Teach Swimming to People with Spinal Cord Injury (SCI). Motriz: Revista de Educação Física, v. 24, n. 4, 2018. Disponível em: http://www.SciELO .br/SciELO .php?script=sci_abstract&pid=S1980-65742018000400703&lng=en&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 10 out. 2019.
RIBEIRO-SILVA, P. C. et al. Desempenho motor em habilidades básicas de crianças participantes e não participantes de prática esportiva orientada. Journal of Physical Education, v. 29, n. 1, p. 2903-2903, 20 nov. 2017.
ROCHA, H. A. et al. Organização e metodologia de ensino da natação no 1o ciclo do ensino básico em Portugal. Motricidade, v. 10, n. 2, p. 45-59, jun. 2014.
ROCHA, H. A. et al. The acquisition of aquatic skills in preschool children: deep versus shallow water swimming lessons. Motricidade, v. 14, n. 1, p. 66-72, maio 2018.
RODRIGUES, M. N. et al. Atividades motoras aquáticas na coordenação corporal de adolescentes com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 2, p. 369-381, jun. 2014.
TANI, G.; BASSO, L.; CORRÊA, U. C. O ensino do esporte para crianças e jovens: considerações sobre uma fase do processo de desenvolvimento motor esquecida. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 2, p. 339-350, 1 jun. 2012.
WIZER, R. T.; JUNIOR, C. de M. M.; CASTRO, F. A. de S. Utilização de Flutuadores em Aulas de Natação para Crianças: Estudo Interventivo. Motricidade, v. 12, n. 2, p. 97-106, jun. 2016.