Núcleos de Apoio à Saúde da Família: experiência dos profissionais de Educação Física no município de São José-SC Prefeitura Municipal de São José
Por Paulo Sérgio Cardoso da Silva (Autor), Diogo Cardoso da Silva (Autor), George Vieira (Autor), Rafaela Grubel Werlang Cardoso (Autor), Fernanda Cacciatori (Autor).
Parte de Boas Práticas na Educação Física Catarinense 2016 . páginas 93 - 106
Resumo
Embasado nesses preceitos e fundamentado nas Leis Orgânicas da Saúde (Lei nº 8.080 e Lei nº 8.142), surge o Sistema Único de Saúde (SUS), uma resposta às propostas da Reforma Sanitária em prol da universalidade do direito à saúde. No ano de 1994, o Ministério da Saúde regularizou o Programa Saúde da Família (PSF), aquele que daria origem ao novo modo de assistência em saúde no Brasil: a Estratégia Saúde da Família (ESF). Oficializada com a Portaria nº 648, de 28 de março de 2006, a ESF passa a organizar a Atenção Básica em Saúde no país, passando a atender aproximadamente 85% das demandas em saúde e se caracterizando como principal porta de entrada aos serviços de saúde. A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), regulamentada pela Portaria nº 2.488 de 2011, entende a Atenção Básica como um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange, dentre outras ações, aquelas destinadas à promoção de saúde. Defende ações democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações de territórios definidos, sempre considerando a dinamicidade encontrada em cada contexto comunitário e buscando ações descentralizadas com alto grau de capilaridade (BRASIL, 2012).