Editora Phorte. Brasil 2017. 376 páginas.

Sobre

Nutrição esportiva e do exercício físico discute um tema bastante complexo em linguagem simples e acessível, contribuindo com a disseminação de conteúdos cientificamente embasados e, desse modo, proporcionando ao leitor o acesso às informações corretas e fundamentais no que diz respeito ao papel da nutrição e dos suplementos nutricionais no exercício físico e no desempenho esportivo.
Trata-se de uma obra extremamente útil a nutricionistas, a professores de Educação Física, a outros profissionais da área da saúde e a todos os leitores
não especializados que se interessam por esse fascinante assunto.

Apresentação

O livro “Nutrição Esportiva e do Exercício Físico” foi feito com o intuito de discutir esse tema importante que se por um lado, apresenta a cada dia, um número crescente de pesquisas, por outro, é sofre de inúmeras informações desencontradas nos meios não científicos! A Estratégia utilizada para atingir esse fim, foi contar com um grupo de altíssimo nível de pesquisadores e profissionais que utilizaram sua expertise para elaborar dos nove (9) diferentes capítulos do livro.

Assim, no capítulo 1 “Filosofando sobre a Suplementação Esportiva” (autores – Reury Frank Pereira Bacurau [Prof. Dr] e Luís Felipe Milano Teixeira [Me]) apresentam diferentes sistemas de classificação de suplementos; o papel que a indústria apresenta na divulgação e propaganda desses produtos e mitos sobre o uso de suplementos.

O Capítulo 2 “A Essencial Doce Energia do Rendimento” (autores – Luís Felipe Milano [Me] Teixeira e Marco Carlos Uchida [Prof. Dr]) discutem as evidências sobre o uso e recomendações de carboidratos em diferentes tipos de exercício.

As polêmicas e evidências relacionadas ao uso de lipídios no exercício são discutidas no capítulo 3 (autores – Daniela Caetano Gonçalves [Prof. Dra] e Reury Frank Pereira Bacurau [ Prof. Dr]).

As proteínas são discutidas no capítulo 4 “Os blocos do crescimento” (autores – Lucas Guimarães Ferreira [Prof. Dr] e Marcelo Larciprete Leal [Me]) com ênfase no complexo turnover proteico; os mecanismos moleculares da adaptação do metabolismo proteico e nas recomendações de práticas relacionadas ao consumo de proteínas em diferentes tipos de exercício.

Os micronutrientes (vitaminas e minerais) assim como seus efeitos no desempenho esportivo são discutidos no capítulo 5 “Pequenos Notáveis” (autores – Hélio José Coelho Jr [Me], Gabriela Chamusca [Me] e Reury Frank Pereira Bacurau [Prof. Dr].

A importância da termorregulação e desidratação no exercício são discutidas em detalhes sobre seus efeitos no desempenho além de meios para a identificação na prática de tal desequilíbrio do balanço hídrico. Tudo isso no capítulo 6 “Arrefecendo os Motores” (autores – os professores doutores Emerson Silami Garcia e Orlando Laitano).

No capítulo 7 “Adição e Subtração para a Homeostasia” apresenta a discussão de radicais livres (RLs) na Atividade Física. Assim, é apresentado um interessante histórico sobre os RLs; as principais formas de RLs do oxigênio; defesas antioxidantes; estresse oxidativo e consumo de antioxidantes e exercício (autores – Juliano Boufleur Farinha [Me] e Álvaro Reischak de Oliveira [Prof. Dr].

“Antes e Depois: Perdendo para Ganhar” foi o nome dado ao capítulo 8 que discute aspectos atuais do entendimento relativo ao emagrecimento e o exercício Físico (autores – professores doutores Marcela Meneguello, Reury Frank Pereira Bacurau e Marco Carlos Uchida).

No último “Temperos da Performance” (capítulo 9) discute vários ergogênicos nutricionais (ex. BCAA, creatina, HMB, Beta-alanina, cafeína entre outros). São enfatizadas as evidências relativas à eficácia dos ergogênicos, sua forma de uso e os potenciais riscos para a saúde, caso existam (autores – Lucas Guimarães Ferreira [Prof. Dr] e Marcelo Larciprete Leal [Me]).

Por fim, é preciso destacar que todos esses capítulos discutem seus respectivos tópicos em linguagem simples e acessível a todos, entretanto, ainda assim, tanto iniciantes quanto aos já familiarizados com o tema terão acesso à informações corretas e fundamentas pela experiência de muitos anos dos autores.

Sumário

Acessar