Resumo

O trabalho docente nos últimos tempos tem sido apresentado como uma profissão que tem recebido pouca valorização de ambas as partes, embora seja um trabalho extremamente necessário, todos as áreas docentes, incluindo a educação física tem sentido os impactos causados por falta de investimentos e principalmente, meios de agir de professores já atuantes na área, afastando cada vez mais estudantes dessa área por experiencias ruins que tiveram em suas formações escolares. Portanto, a presente revisão de literatura tem como objetivo analisar o porquê o abandono docente tem acontecido e como esse abandono pode ser reduzido. É importante analisar tal questão pois a profissão de docente tem uma importância cultural e social imensa para a sociedade, fazendo com que a mesma continue a se desenvolver, por isso tal tema deve ser tratado com devida importância. O estudo se insere na modalidade de ensino da RP/UNIMONTES. A pesquisa foi realizada com artigos buscados nas principais bases de dados como SCIELO e Portal Periódicos Capes, de artigos que contenham como palavra-chave: Docência, Abandono da docência e RP. A amostra de artigos e critérios de inclusão incluem artigos preferencialmente em português-BR e artigos de entre 2015 a 2022. Os critérios de exclusão considerados são artigos desatualizados e que não estejam no idioma escolhido como preferencial. O estudo se encontra em fase de coleta de dados e apresentação dos mesmos. Os resultados coletados indicam que como já esperado, o abandono docente na educação física tem sido frequente graças a desvalorização do trabalho, salários baixos e desanimo dos profissionais com relação a não conseguirem fazer algo diferente. Portanto a partir desse prévio resultado obtido, podemos pensar em formas de contornar tal situação, como práticas de trabalho inovadoras, onde fosse possível o professor de educação trabalhar de formas diferentes e trazer diferentes dinâmicas para seus alunos, como novos planos de ensino ou propostas curriculares, e também valorização maior dos profissionais. Tais práticas são necessárias para que não só a educação física, mas toda as áreas possam se inovar, portanto é necessário que a docência continue a existir, pois como diria a famosa frase “o professor é a profissão que forma todas as profissões”

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