O Afastamento dos Alunos das Aulas Práticas de Educação Física: a Quadra e a Questão da Visibilidade do Corpo
Por Ricardo Pinto Fontão (Autor), Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares (Autor), Bruno Lima Patrício dos Santos (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O presente estudo surge baseado nas inquietações provocadas pela desmotivação dos alunos com as aulas práticas da Educação Física escolar. Ao realizarmos uma busca em artigos que tratam da temática ‘desmotivação dos alunos’ para a realização das aulas práticas de Educação Física, verificamos que vários aspectos influenciam nessa questão. São apontados a falta de planejamento; a relação entre professor-aluno; a falta de materiais, e também o espaço ou a falta dele, onde acontecem as aulas práticas da Educação Física. Considerando a quadra esportiva um dos elementos associados a essa questão, tivemos como objetivo desse estudo, verificar a representação dos alunos do ensino médio sobre a quadra esportiva. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve suporte nos referenciais da Representação Social de Serge Moscovici e nas ideias de Espaço/Lugar de Yi-Fu Tuan.