O afastamento e a indisciplina dos alunos nas aulas de Educação Física escolar

Por Fernando Jaime González (Autor),

Parte de Desafios da Educação Física Escolar: Temáticas da Formação em Serviço no ProEF . páginas 105 - 129

Resumo

Os professores11 de modo geral e, em particular, os de Educação Física escolar, vem enfrentando sistematicamente dois problemas: a) o afastamento dos estudantes das aulas, seja pelo não envolvimento quando estão presentes ou diretamente por que não comparecem no dia, e b) a indisciplina dos discentes durante o desenvolvimento das atividades. Imagine a seguinte situação: você elabora a unidade didática, planeja cada uma das atividades que vai ministrar, no dia organiza os materiais e, no momento da aula, parte dos alunos se mostra resistente a participar e outra diretamente diz que não vai dar. Alegam diferentes razões: estão com dor na perna; tiveram gripe na semana anterior; treinaram muito forte na academia; tomaram uma pancada no futebol de domingo; caíram de bicicleta; bateram o pé na quina da cama; a lesão no joelho voltou a incomodar, as meninas estão em período menstrual, enfim, as justificativas são as mais diversas. Mas por que isso acontece? Será que os alunos estão desmotivados? Será que as aulas são chatas? Será que não encontram sentido no que está sendo proposto? Outro problema não raramente aparece: os alunos participam da aula, mas não param de falar, conversar, fazer brincadeiras fora de lugar e brigam entre si a todo o momento. Depois de alguma intervenção direta do professor até diminuem tais atitudes, mas, em seguida voltam a conversar e a se dispersar.