Resumo

Atualmente, diversas correntes teóricas estão norteando a matriz intelectual e a prática pedagógica da Educação Física (EF). Neste estudo, o objetivo foi buscar o entendimento do Agir Pedagógico adotado pelos (as) professores (as) de EF (n=41) no Ensino Técnico Federal do Estado do RS (n=12), contextualizando as Abordagens Pedagógicas que norteiam este fazer pedagógico. Este estudo caracteriza-se como sendo um estudo de natureza descritivo-exploratório. Para coleta de dados foram utilizados questionário, entrevista estruturada e a observação. Analisou-se as condições em que acontecem as aulas, a atuação dos (as) professores (as) no processo pedagógico com enfoque nos quadrantes Administrativo-Funcional, Institucional e Pedagógico. Os resultados mostraram que, no quadrante administrativo, a maioria dos professores (as) de EF têm carga horária de 10 a 15h/a, as aulas são realizadas no mesmo turno das demais disciplinas, os professores (as) envolvem-se, além das aulas, com treinamentos e administração, e muitos consideram que não atendem ou atendem em parte a demanda de turmas e alunos das escolas. Deve-se destacar que os (as) professores (as) de EF consideram as escolas bem estruturadas contando com privilegiado espaço físico, material didático-pedagógico e esportivo para a prática da EF. No quadrante institucional, quase a totalidade dos(as) professores(as) afirmam que há apoio administrativo às atividades rotineiras da EF no cotidiano escolar e como também aos eventos esportivos. Consideram o status da EF, no cotidiano escolar, normal, mas afirmam que a EF deve manter-se na busca da valorização através da conscientização da importância da sua prática, orientando e indicando caminhos. No quadrante pedagógico, os objetivos das aulas de EF são elaborados a partir da participação dos alunos, os conteúdos da EF são trabalhados individualmente e coletivamente entre os (as) professores (as). A estratégia didática utilizada pelos (as) professores (as) são aulas práticas expositivas, e muitos dos (as) professores (as) utilizam como orientações• os educativos técnicas específicas da disciplina e existem os que trabalham com base em temas geradores. O perfil apontado pelos(as) professores(as) para as aulas de EF é resultante da interação entre as concepções formativa-recreativa e desportiva. No cotidiano escolar, as atividades mais praticadas ligadas a EF são os jogos desportivos, ginásticas e caminhadas, além dos jogos recreativos. As Abordagens Pedagógicas mais adotadas pelos (as) professores (as) na sua prática pedagógica são a Abordagem da Atividade Física e a Abordagem Humanista. Concluiu-se que os (as) professores (as) quanto a sua prática pedagógica, sentem a necessidade de atualização e melhoria da qualificação profissional, preocupam se também, com a valorização da EF enquanto componente curricular no contexto escolar e buscam mudar a sua prática na direção de uma maior diversidade de conteúdos e menos diretividade nas aulas.

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