O Ambiente Domiciliar Pode Influenciar no Desempenho Motor de Pré Escolares?
Por Guilherme Futoshi Nakashima Amaro (Autor), Ana Flávia Lopes Freitas da Silva (Autor), Yedda Maria da S. Caraçato de Sousa (Autor), Ana Luiza Barbosa Anversa (Autor), Patric Paludett Flores (Autor), Luciane Cristina Arantes da Costa (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
O ambiente domiciliar da criança tem sido apontado como um dos principais fatores externos, que influenciam diretamente o desenvolvimento infantil (Rodrigues e Gabbard, 2007). Pesquisas atuais sobre desenvolvimento motor infantil, apontam que nos primeiros anos de vida é fundamental a qualidade do ambiente domiciliar, apontando que quanto melhor a qualidade do mesmo melhor será o desenvolvimento motor das crianças (Bronfebrenner, 2000).Desta forma, a residência familiar certamente é considerada um fator determinante na promoção do desenvolvimento motor da criança.
Durante o último meio século, a comunidade científica empenhou-se ativamente em estudar as relações entre a casa e alguns aspectos do desenvolvimento infantil (RODRIGUES E GABBARD, 2007). Por isso há uma necessidade em avaliar e analisar os indicadores do ambiente domiciliar e o desempenho motor de meninos e meninas de 36 a 42 meses de idade, já que é nessa fase que as crianças melhoram suas habilidades motoras amplas, como correr e pular e suas habilidades motoras finas (BEE, 1996; PAPALIA, OLDS, 2000 apud CASTRO, 2008). O objetivo do estudo foi correlacionar os indicadores da qualidade do ambiente domiciliar e o desempenho motor de crianças do município de Maringá-PR.