O Atendimento Educacional Domiciliar Como Ferramenta de Inclusão da Criança e do Adolescente
Por Cleverson Ramom Carvalho Silva (Autor), Alessandra Alves Mendonça dos Santos (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 278, n 26, 2021.
Resumo
Enfermidades frequentemente impedem crianças e adolescentes de manter a regularidade da aprendizagem escolar, o que pode comprometer o rendimento nos estudos. Diante disso, o Atendimento Educacional Domiciliar (AED), promovido em escolas de educação básica, busca atender alunos que encontram-se impossibilitados de se deslocar até a instituição de ensino. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é analisar como o AED é efetivado em uma Escola Municipal de Belo Horizonte, MG, enfatizando as barreiras, dificuldades e possíveis propostas à implementação desta política pública. Para a realização do estudo, foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com gestoras e professoras responsáveis por esse atendimento. Os principais resultados apontam para as barreiras e desafios à plena execução do AED na escola analisada, quais sejam: desintegração entre os profissionais da saúde e da educação, falta de divulgação do serviço, capacitação dos docentes envolvidos, dentre outros.
Referências
Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo. Edições 70.
Brandão, S.H. (2011). O Atendimento Educacional Domiciliar ao aluno afastado da escola por motivo de doença. X Congresso Nacional de Educação- EDUCERE. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação. SIR/SSE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.