O Atletismo na Vida Escolar – Ensino Fundamental e Médio, de Ingressantes no Curso de Graduação em Educação Física
Por Paulo Henrique Gomes de Oliveira (Autor), Hervert Viveiros Barroso (Autor), Gounnersomn Luiz Fernandes (Autor).
Resumo
Atletismo tem sido deixado de lado nas aulas de educação física (EF) do Ensino Fundamental e Médio (EFeM). Isto representa uma negligência ao direito das pessoas terem acesso ao patrimônio histórico e cultural da humanidade, podendo gerar um circulo vicioso impactando diretamente na formação do futuro profissional de EF. Assim, o objetivo deste estudo é investigar se universitários ingressantes no curso de Educação Física do Uni-BH tiveram algum contato com o atletismo no EFeM e como eles avaliam tal experiência. Participaram deste estudo 142 universitários do curso de Educação Física do Uni-BH N=51 do turno da manhã e N=91 da noite, sendo N=91 homens e N=51 mulheres, na faixa etária de 17 a 44 anos, matriculados no primeiro semestre de 2014, responderam questionário composto por questões fechadas (dicotômicas) e semiabertas. A maior parte dos pesquisados fez o Ensino Fundamental (E Fund) 68% e Ensino Médio (EM) 69% em escolas públicas e apesar de terem tido aulas de EF no EFeM, apenas 25% - no E Fund e 21% no EM tiveram contato com o atletismo. Dentre os que tiveram contato com o atletismo nas aulas de EF escolar, 54,3% no E Fund e 53,5% no EM o tiveram em escolas públicas. A maior parte dos pesquisados 68% teve contato com o atletismo através da mídia. Cerca de 56% dos universitários afirmaram ter trazido algum conhecimento do atletismo da EF escolar para o curso superior e 43,7% afirmaram não terem conhecimento pregresso. Considera-se que os conhecimentos dos universitários do Uni-BH aqui pesquisados se resumam a aspectos pontuais, recordes, atletas e reconhecimento das instalações. s pesquisados, de certa forma, entenderam sua condição e observam criticamente seus antecedentes em relação ao atletismo.