Resumo

Atletismo tem sido deixado de lado nas aulas de educação física (EF) do Ensino Fundamental e Médio (EFeM). Isto representa uma negligência ao direito das pessoas terem acesso ao patrimônio histórico e cultural da humanidade, podendo gerar um circulo vicioso impactando diretamente na formação do futuro profissional de EF. Assim, o objetivo deste estudo é investigar se universitários ingressantes no curso de Educação Física do Uni-BH tiveram algum contato com o atletismo no EFeM e como eles avaliam tal experiência. Participaram deste estudo 142 universitários do curso de Educação Física do Uni-BH N=51 do turno da manhã e N=91 da noite, sendo N=91 homens e N=51 mulheres, na faixa etária de 17 a 44 anos, matriculados no primeiro semestre de 2014, responderam questionário composto por questões fechadas (dicotômicas) e semiabertas. A maior parte dos pesquisados fez o Ensino Fundamental (E Fund) 68% e Ensino Médio (EM) 69% em escolas públicas e apesar de terem tido aulas de EF no EFeM, apenas 25% - no E Fund e 21% no EM tiveram contato com o atletismo. Dentre os que tiveram contato com o atletismo nas aulas de EF escolar, 54,3% no E Fund e 53,5% no EM o tiveram em escolas públicas. A maior parte dos pesquisados 68% teve contato com o atletismo através da mídia. Cerca de 56% dos universitários afirmaram ter trazido algum conhecimento do atletismo da EF escolar para o curso superior e 43,7% afirmaram não terem conhecimento pregresso. Considera-se que os conhecimentos dos universitários do Uni-BH aqui pesquisados se resumam a aspectos pontuais, recordes, atletas e reconhecimento das instalações. s pesquisados, de certa forma, entenderam sua condição e observam criticamente seus antecedentes em relação ao atletismo.

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