Resumo

Sabe-se que todo aprendizado implica resolução de conflito cognitivo-afetivo, para qual diversos aspectos podem estar adequadamente desenvolvidos e que também podem ocorrer alterações entre ambos de acordo com a maturação das estruturas cognitivas. Na área da especialização psicopedagógica, para poder melhor desenvolver técnica de trabalho que se destina ao desenvolvimento cognitivo de crianças portadoras de epilepsia, com dificuldade de aprendizagem, considerou-se que seria importante partir para uma pesquisa que aprofundasse uma metodologia mais específica que pudesse melhor atender estas crianças que não conseguem obter resultado muito satisfatório com as ferramentas utilizadas até o momento. Buscou-se, então, uma ferramenta alternativa como forma de poder auxiliar, de maneira mais intensa, as deficiências cognitivas, escolhendo-se, como meta de pesquisa a investigação da aplicação da linguagem Logo e sua contribuição no desenvolvimento da percepção. Foram utilizadas atividades computacionais para auxiliar o desenvolvimento das capacidades intelectuais, a fim de possibilitar a construção do conhecimento de uma adolescente portadora de epilepsia e com dificuldades de aprendizagem, tornando-a capaz, inclusive, de relacionar-se melhor com a comunidade. Os resultados encontrados apontaram para um significativo aumento da percepção após 10 meses de estimulação pela linguagem Logo de computação.

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