O Avaliar na Educação Física Escolar
Por Rogério Alves Antunes Júnior (Autor), Admir Soares de Almeida Júnior (Autor).
Resumo
Referências
AFONSO, A. J. Escola pública, comunidade e avaliação: Resgatando a avaliação formativa como instrumento de emancipação. In: ESTEBAN, M. T. (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 83-99.
ALMEIDA JÚNIOR, A. S. Foto e grafias: narrativas e saberes de professores/as de educação física. 2011. 493 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
ANTUNES JÚNIOR, R. A. Percepções e sentimentos de estudantes na avaliação em educação física escolar. 2020. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
BRASIL. Base nacional comum curricular: educação infantil e ensino fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CHARLOT, B. Ensinar a educação física ou ajudar o aluno a aprender o seu corpo-sujeito? In: DANTAS JÚNIOR, H. S.; KUHN, R.; RIBEIRO, S. D. D. Educação física, esporte e sociedade: temas emergentes. São Cristóvão: Editora da UFS, 2009. p. 231-246. v. 3.
DARIDO, S. C. A avaliação da educação física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p. 127-140. v. 16.
DARIDO, S. C; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção. Campinas: Papirus, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, v. 1, p. 9-24, set. 2009.
GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E.; RISTOW, W. R.; GLITZ, A. P. O abandono do trabalho docente em aulas de educação física: a invisibilidade do conhecimento disciplinar. Educación Física y Ciencia, v. 15, n. 2, 2013.
GONZÁLEZ, F. J; FENSTERSEIFER, P. E. Educação Física e cultura escolar: critérios para identificação do abandono do trabalho docente. In: CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 3., 2006, Santa Maria. Anais [...] Santa Maria, 2006.
HAYDT, R. C. C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2003.
HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 13 ed. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
MATSUMOTO, M. H. Avaliação e educação física escolar: práticas cotidianas de professores da rede pública do estado de São Paulo. 2014. 258 p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2014.
MAUAD, J. M. Avaliação em educação física escolar: relato de uma experiência. 2003. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE/MG, 2018.
OHLWEILER, Z. N. C. Avaliação da aprendizagem na educação física: uma prática possível. Santa Cruz do Sul: Livraria e Editora da UNISC, 1993.
OLIVEIRA, J. L. Avaliação nas aulas de educação física: Práticas e produções cotidianas na escola. 2019. 66 f. Produto Técnico (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
PONTES JUNIOR, J. A. Avaliação em educação física escolar. Fortaleza: EdUECE, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322406170_Avaliacao_em_Educacao_Fisica_Escolar. Acesso em: 03 jan. 2019.
SANTOS, W. Avaliação na educação física escolar: do mergulho à intervenção. 2005. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
SCHNEIDER, O.; BUENO, J. G. A relação dos alunos com o saber compartilhado nas aulas de educação física. Movimento: Revista da Escola de Educação Física, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 23-46, jan./abr. 2005.
SILVA, V. T.; SILVA, B. A. T.; MELO, L. F.; NISTA-PICCOLO, V. L. A avaliação na educação física escolar: um estudo com professores da rede pública do estado de São Paulo. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, v. 16, n. 1, p. 2-16, maio 2018.
SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO, L.; ESCOBAR, M. O., BRACHT, V. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.