Resumo

O presente estudo trata do ensino-aprendizagem da educação física (EF) no contexto escolar, mais especificamente do basquetebol. Na sua forma institucionalizada, o esporte moderno prioriza a aprendizagem de elementos técnicos, rendimento, competição, recordes, regulamentos e etc. Acabando a escola por desempenhar o papel de “centro de treinamento” e esquecendo o seu real papel. O objetivo do presente estudo foi analisar a aplicação de uma abordagem alternativa do basquetebol em alunos do 1ª ano do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe para contribuir com reflexões pedagógicas dos esportes nas aulas de EF que em muitas situações não é adequado com os propósitos educacionais, influenciada pelo esporte de espetáculo. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, pois possibilita a aproximação com aquilo que deseja conhecer e estudar, mas também criar um conhecimento partindo da realidade presente no campo. Os dados foram coletados através de diários de observações, posteriormente discutidos com uma análise textual qualitativa utilizando o referencial teórico. Como resultado, prevalece um conhecimento do basquetebol, em virtude da mídia, apenas como a prática institucionalizada, com gestos técnicos, padrões, regras específicas que são muitas vezes voltadas a sua espetacularização.

Acessar