Resumo

O basquetebol brasileiro passa por uma fase de transição de gerações. Seus principais ídolos das décadas de 1980 e 1990, em ambos os sexos, estão encerrando ou já encerraram suas atividades como atletas. Apesar do basquetebol feminino ter conseguido importantes conquistas neste final de século XX, o masculino não passa por um bom momento internacionalmente. O número de praticantes desta modalidade está reduzido. São Paulo, estado que há vários anos conquista a maioria dos campeonatos brasileiros, em todas as categorias, tem um número pequeno de participantes, desde a iniciação até o adulto. Isto é verdade tanto nos eventos organizados pela Federação Paulista de Basketball, como também nos das ligas regionais do Interior deste estado, possibilitando uma análise, até certo ponto, negativa sobre o momento atual desta modalidade. Além disso, se a iniciação esportiva deve ser voltada para fins educativos, a participação de um maior número de adolescentes é imprescindível. Deste modo, toma-se necessário encontrar alternativas. A Pedagogia do Esporte possui princípios compatíveis com a linha de pensamento do autor deste estudo. No mesmo, é realizada uma análise crítico-pedagógica sobre os problemas da iniciação no basquetebol paulista e, algumas sugestões são feitas com o fim de sinalizar para uma reversão deste processo. A finalidade é aumentar o número de participantes na modalidade, contribuindo para a formação de futuros cidadãos e na identificação de talentos para as categorias posteriores. Estes objetivos podem ser cumpridos integralmente, pois o Esporte é um importante meio, entre outros, de auxílio na educação dos adolescentes. Existe a necessidade de se refletir sobre o momento atual do basquetebol. Todos os envolvidos nesta questão precisam ser mais atuantes e, além disso, terem acesso a novos conhecimentos, procurando soluções, para que este momento difícil da modalidade seja superado rapidamente.

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