Resumo

INTRODUÇÃO

Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada na Disciplina de Pedagogia do Basquetebol da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no curso de Licenciatura em Educação Física, Durante sua trajetória histórica, o basquetebol passou do foco ao atleta para o foco no espectador e mais tarde no telespectador. Regras, gestos técnicos, características físicas dos atletas, marketing e muitas outras alterações foram (re)modelando o Basquetebol até chegar ao que vemos hoje (SILVA, 1991). Com base nessa perspectiva de mutação do basquetebol, esse estudo teve por objetivo analisar a dicotomia entre o basquetebol enquanto esporte de rendimento e enquanto possibilidade didático-pedagógica. A pesquisa teve locus na (UFS). A pesquisa foi dividida em três momentos importantes para a apreensão e captura dos dados: primeiro teve como intuíto apresentar breves discussões sobre o Esporte Moderno e suas características em que ratifica seu imbricamento com a sociedade industrial moderna; Um segundo momento analisamos como é tratado o Basquetebol na visão de esporte de rendimento no tocante ao treinamento, a escolha dos atletas e o desempenho da equipe da Universidade nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) como também em outras competições.

Arquivo