Resumo

Este artigo mostra o resultado de um estudo de campo sobre os benefícios que o blog acadêmico pode oferecer, que é definido como uma página web que pode acomodar diversidade de conteúdo, livre acesso e interação com os visitantes, como ferramenta de ensino nos processos de ensino-aprendizagem. A aprendizagem na formação integral do estudante universitário, decorre das exigências não satisfeitas pelo tema da informática na formação dos alunos da Carreira de Cultura Física da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Técnica de Machala, a aplicada. A metodologia foi do tipo quantitativo exploratório, revisão bibliográfica; para a obtenção de dados foi aplicado um questionário com questões fechadas de múltipla opção com resposta única, para o processamento das informações utilizou-se uma planilha eletrônica Excel 2013. A maioria dos alunos considera o uso do blog acadêmico como ferramenta didática nos processos de ensino-aprendizagem e o nível de significância que isso contribui para o desenvolvimento harmonioso do futuro profissional, aproveitando o avanço da tecnologia e os benefícios que oferece ao desenvolvimento das Ciências da Educação. O objetivo deste artigo é mostrar se a utilização do blog acadêmico como ferramenta didática influencia os processos de ensino-aprendizagem dos discentes da Carreira Cultura Física da Unidade de Ciências Sociais Acadêmicas da Universidade Técnica de Machala durante o ano letivo de 2016-2017 e a contribuição para a melhoria de seu perfil como futuros profissionais.

Acessar