Editora CBAt. Brasil 2012. 160 páginas.

Sobre

O CAMINHO DO ESPORTE BRASILEIRO RUMO AOS JOGOS OLÍMPICOS 

FOI UMA ÁRDUA CAMINHADA. Assim podemos sintetizar o início da prática esportiva no Brasil, da segunda metade do século XIX, até a fundação do Comitê Olímpico Brasileiro em 1935. Na América Latina e também em nosso país, os ecos do Movimento Olímpico chegaram muito tempo depois que na Europa e na América do Norte. 
Pera alcançar a condição de nação olímpica, muitas dificuldades tiveram de ser superadas pelos atletas, treinadores e dirigentes, no Brasil das primeiras décadas do século passado. Sem apoio oficial de monta, em época de amadorismo, em todos os aspectos, de comunicação difícil as primeiras entidades-dirigentes pouco podiam fazer. Mesmo assim — graças, muitas vezes, ao esforço pessoal de alguns idealistas — foi possível enviar alguns representantes aos Jogos de 1920, na Antuérpia, de onde a equipe de tiro voltou com medalhas de ouro, prata e bronze. 

O Brasil ainda foi a Paris, quatro anos depois, e a Los Angeles, em 1932. A criação do COB marcou um novo momento, embora as dificuldades tenham acompanhado a prática do esporte brasileiro por todo o século XX. Apenas no começo do novo milênio, o esporte passou a cntar com o apoio sistemático do Governo Federal. Fato que concorreu também para que o Brasil conquistasse o direito de organizar os Jogos Olímpicos Rio 2016, o que vem atraindo recursos de entidades privadas para o setor. 

Paia contribuir com a recuperação de nossa história olímpica, a Confederação Brasileira ar Atletismo e sua patrocinadora, a Caixa Econômica Federal, apresentam O Brasil Torna-se Olímpico, dos estudiosos Marcia e Christian Wacker. Este livro, fruto de acurada pesquisa e farta documentação, será de valor fundamental para todos os que se interessam pelas orígens do desporto nacional. 

ROBERTO GESTA DE MELO Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo